CRUZADINHAS
Utilize cruzadinhas com o repertório já trabalhado em sala de aula, por exemplo: brinquedos, animais, frutas, nomes dos colegas, entre outros temas.
Converse com os alunos para discutirem como brincar e as regras da cruzadinha.
Faça intervenções. Monte um banco de palavras para ser consultado pelos alunos, se necessário. Lembre-se de que há critérios na construção do banco de palavras.
Nesta atividade, é fundamental agrupar os alunos com hipóteses pré-silábicas ou silábicas com valor sonoro, com os que já produzem escritas silábicas com valor sonoro.Os alunos com hipóteses silábicas com valor sonoro também podem ser agrupados com aqueles que apresentam hipóteses silábico-alfabéticas. As cruzadinhas são atividades que colocam em foco a quantidade de letras necessárias para escrever uma palavra e também quais letras utilizamos em função do "cruzamento" das palavras. Por isso, é uma ótima atividade para alunos com hipótese de escrita silábica e silábico-alfabética, pois os instigam a refletir sobre quais e quantas letras utilizar nas escritas das palavras.Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, o desafio está na ortografia, ou seja, saber com quais letras escrever as palavras, considerando que muitos sons são grafados de diferentes formas, assim como várias letras representam sons diferentes. Para alunos com hipótese de escrita pré-silábica, a atividade terá desafio se puderem fazê-la com os alunos que já estão pensando na relação entre a escrita e a fala, considerando o valor sonoro. Caso contrário, vão apenas preencher os quadrinhos com letras aleatórias, o que não é nada satisfatório.
Utilize cruzadinhas com o repertório já trabalhado em sala de aula, por exemplo: brinquedos, animais, frutas, nomes dos colegas, entre outros temas.
Converse com os alunos para discutirem como brincar e as regras da cruzadinha.
Faça intervenções. Monte um banco de palavras para ser consultado pelos alunos, se necessário. Lembre-se de que há critérios na construção do banco de palavras.
Nesta atividade, é fundamental agrupar os alunos com hipóteses pré-silábicas ou silábicas com valor sonoro, com os que já produzem escritas silábicas com valor sonoro.Os alunos com hipóteses silábicas com valor sonoro também podem ser agrupados com aqueles que apresentam hipóteses silábico-alfabéticas. As cruzadinhas são atividades que colocam em foco a quantidade de letras necessárias para escrever uma palavra e também quais letras utilizamos em função do "cruzamento" das palavras. Por isso, é uma ótima atividade para alunos com hipótese de escrita silábica e silábico-alfabética, pois os instigam a refletir sobre quais e quantas letras utilizar nas escritas das palavras.Para os alunos com hipótese de escrita alfabética, o desafio está na ortografia, ou seja, saber com quais letras escrever as palavras, considerando que muitos sons são grafados de diferentes formas, assim como várias letras representam sons diferentes. Para alunos com hipótese de escrita pré-silábica, a atividade terá desafio se puderem fazê-la com os alunos que já estão pensando na relação entre a escrita e a fala, considerando o valor sonoro. Caso contrário, vão apenas preencher os quadrinhos com letras aleatórias, o que não é nada satisfatório.
10 comentários:
amei estas atividades estou trabalhando com minha turma.
Maravilhoso blog. Parabéns!
Que orivel chato meus alunos detestaram que inacreditavel que ainda tem gente que posta disendo que esse site e maravilhoso que mau gosto vcs nao sabe o qeu e bom viu!!!!!!!!
Gostei. E muito do blog e das atividades.
O que me impressiona, e ver a crítica acima.
Com erros de português, a pessoa acha que pode criticar algo.
Horrível mesmo, é estar "fazendo", parte da turma de alunos dessa pessoa.
Primeiro, aprenda a escrever, depois critique.
Parabéns pela iniciativa.
Seu blog é lindo
Abraços
Silvia
eu adorei tem muitas coisas legais.
Amei...minhas netas de férias e eu sem atividades ..pois as revistas tem cruzadinhas que ainda não sabem...então eu achei seu blog.Obrigada!
Adorei seu blog, muitas atividades para o meu 3º ano .Desde já muito obrigada
Adorei seu blog, muitas atividades para o meu 3º ano .Desde já muito obrigada
adorei !!!!!!!!!!!!
Adorei as atividades!!!! Parabéns!! Deus abençoe!!
Postar um comentário
GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXEM DE COMENTAR,BJS!