Inicialmente a criança coloca as letras onde achar melhor. Depois a professora interfere , questionando. Por exemplo: Quando você fala RATO, diz RA, onde está o RA de RATO?
Aí a criança busca o A, às vezes até o RA...
Retirado do blog, vida de profa:alfabetização.
( não sei indicar a fonte).
No cartão escreve-se o nome da criança.
Nos prendedores escrevem-se as letras deste nome.
A criança deve prendê-los ao cartão alinhando as letras
para formar o nome também com os prendedores.
O cartaz de pregas é muito útil na formação de palavras.
A praticidade em se formar as palavras e desfazê-las é justamente a vantagem deste material.
A praticidade em se formar as palavras e desfazê-las é justamente a vantagem deste material.
Confecção:
- Transformar em dado uma caixa de fundo quadrado .
- Recobrir com papel craft, ou com o verso de envelopes pardos.
- Recortar de revistas várias sílabas e colá-las nas faces do dado.
- Se quiser, recobrir com Contact, ou algo do gênero.
Utilização:
- As crianças ficam em roda.
- Cada uma, na sua vez, atira o dado.
- Lê a sílaba correspondente e fala uma palavra que contenha a sílaba.
- Usar para ditado. A criança que atira o dado dita uma palavra com a sílaba correspondente.
- No caso do dado com vogais, pode-se pedir que a criança fale uma palavra que não contenha a vogal "sorteada".
- Se jogarem dois dados, a criança fala uma palavra que contenha as duas sílabas apresentadas.
- Falar uma palavra cujo final seja essa sílaba apresentada.
4 comentários:
oi adoro ver as coisinhas bonitinhas e muito legal
Sou Psicopedagoga e defendo que o uso do jogo/brinquedo favorece a aprendizagem ,porque os mesmos fazem parte do mundo infantil e porque não do ser humano.
Adorei!!!
Amei as sugestões! Parabéns pelo trabalho.
Postar um comentário
GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXEM DE COMENTAR,BJS!