Tabela elaborada para acompanhar a evolução da escrita dos alunos.
NÍVEL DE ESCRITA | CARACTERIZAÇÃO | EXEMPLOS: § BRIGADEIRO § PIPOCA § SUCO § BIS | |
P R | Grafismo Primitivo | Predomínio de rabiscos e pseudo-letras. A utilização de grafias convencionais é um intento para a criança. Desenvolvem procedimentos para diferenciar escritas. | |
É | Escrita sem controle de quantidade | A criança escreve ocupando toda a largura da folha ou do espaço destinado a escrita. | A R M S MO H A O R U I L N M A M T O X A M H N TS K H U I M H O T I P E R T C L P M N B O A T R O C D G P E S IP U T D F F |
Escrita Unigráfica | A criança utiliza somente uma letra para representar a palavra. | A L F C | |
S I | Escrita Fixa | A mesma série de letras numa mesma ordem serve para diferenciar nomes. Predomínio de grafias convencionais. | A L N I A L N I A L N I A L N I |
L Á | Quantidade variável Repertório Fixo/Parcial | Algumas letras aparecem na mesma ordem e lugar, outras letras de forma diferente. Varia a quantidade de letras para cada palavra. | S A M T A M T A M T S A S A T |
B I | Quantidade constante Repertório variável | Quantidade constante para todas as escritas. Porém, usa-se o recurso da diferenciação qualitativa: as letras mudam ou muda a ordem das letras. | HRUM ASGK ONBJ CFTV |
C A | Quantidade variável Repertório variado | Expressam máxima diferenciação controlada para diferenciar uma escrita de outra. | R A M Q N A B E A M F G E P F A O S D L |
Quantidade e repertório variáveis Presença de valor sonoro início e/ou fim | Variedade na quantidade e no repertório de letras. A criança preocupa-se em utilizar letras que correspondem ao som inicial e/ou final. | I M S A B R O I B R N S A U R M T O I N B O X I X | |
Sem valor sonoro: a criança escreve uma letra para representar a sílaba sem se preocupar com o valor sonoro correspondente | R O M T B U D A S R | ||
Iniciando uma correspondência sonora: a criança escreve uma letra para cada sílaba e começa a utilizar letras que correspondem ao som da sílaba. | I T M O P Q A R O G I | ||
SILÁBICA | Com valor sonoro: a criança escreve uma letra para cada sílaba, utilizando letras que correspondem ao som da sílaba; às vezes usa só vogais e outras vezes consoantes e vogais. | I A E O – B H D O I O A – P O K U O – S C I S – B I | |
Silábico em conflito ou hipótese falsa necessária: momento de conflito cognitivo relacionado à quantidade mínima de letras (BIS/ISIS) e a contradição entre a interpretação silábica e as escritas alfabéticas que têm sempre mais letras. Acrescenta letras e dá a impressão que regrediu para o pré- silábico. | B H D U L E I O K E C U O K U I S I S | ||
SILÁBICA - ALFABÉTICA | A criança, ora escreve uma letra para representar a sílaba, ora escreve a sílaba completa. Dificuldade é mais visível nas sílabas complexas. | B I H D R O P I P O K S U K O B I Z | |
ALFABÉTICA | A criança já compreende o sistema de escrita faltando apenas apropriar-se das convenções ortográficas; principalmente nas sílabas complexas.. | BRIGADEIRO PIPOCA SUCO BIS |
Essas informações são parâmetros que ajudam a compreender as hipóteses das crianças sobre o sistema de escrita e assim poder planejar e intervir intencionalmente para que avancem. As crianças são complexas e muitas vezes não se encaixam nas “gavetinhas”, é preciso investigar, usando diferentes estratégias para conhecê-las.
Fonte: equipe pedagógica da Escola Municipal Professora Maria Alice Pasquarelli, em São José dos Campos (SP)
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