SEJAM BEM VINDOS!!!

Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere
na busca, não aprendo nem ensino".

(Paulo Freire)

domingo, 6 de março de 2011

ATIVIDADES CORPO HUMANO ED. INFANTIL

PROJETO CORPO HUMANO

OBJETIVO GERAL: Desenvolver as diferentes funções do corpo humano estimulando através de atividades físicas e motoras a atenção, percepção, a linguagem oral e a escrita, a coordenação, a lateralidade, criatividade, etc.

DESENVOLVIMENTO: Trabalhar as partes do corpo humano via músicas, fantoches, oficinas, pecinhas de teatro, confecção de murais, histórias, imitação, exercícios corporais, atividades de motricidade, espelho, brinquedo cantado, atividades oral e escrita, boneco articulado, expressões fisionômicas, jogos de habilidade (percursos, caminhada, pular em um pé só, andar/e ou corrida de velotrol, virar cambalhota, vestir e desvestir a roupa, jogo de advinhações, jogo do morto vivo, estátua, contorno do próprio corpo com giz, produção textual, etc.

CULMINÂNCIA: Ao término do projeto, os alunos juntamente com a professora prepararão uma brincadeira com jogos cooperativos e exporão as atividades feitas durante o projeto.

ATIVIDADES RELACIONADAS AO PROJETO:
• Rodinhas com músicas sobre corpo humano;
• Conversas informais enfatizando o tipo de cor de olhos, cabelos, pele.
• Indagar sobre as partes do corpo (onde fica tal coisa?), etc;
• Utilizar o espelho para a importância da percepção do seu EU.
• Medir o tamanho, peso e tamanho dos pés da turma e expor o resultado na sala.
• Elaborar frases/textos sobre o corpo humano;
• Escolha de um menino/menina para fazer o contorno do corpo em folha de papel Kraft (as crianças ajudarão a enfeitar o coleguinha com olhos, nariz, boca, etc);
•Leitura de histórias;
• Cada criança pode fazer um desenho de si mesma;
• Fazer vários pezinhos para que as crianças “pisem” no caminho feito pela professora com o objetivo de aprimorarem a coordenação motora e o equilíbrio;
• Desenhar o contorno das mãozinhas;
• Historinhas com dedoches (cujo objetivo é melhorar a articulação das mãos e dedos para as atividades com lápis, tesouras, amassar papéis,etc);
• Confecção de gráficos para altura, peso e tamanho dos pés ;
•Confecção de boneco de jornal;

BRINCADEIRAS:

• O macaco mandou;
• Estátua;
• Amarelinha;
• Jogo de futebol, bolinhas de gude;
• Corrida de saco;
• Pique bandeira;
• Pular corda, etc;

MÚSICAS

• “A janelinha abre (movimento com as mãos)”;
• “Mãozinhas para trás esconder”;
• “Cabeça, ombro, joelho e pé” Xuxa;
• “Pedala, pedala, pedalinho”. Bia Bedran, etc;

HISTÓRIAS

• “Pelegrino e Petrônio” de Ziraldo,
• “Eu sou isso” de Vivina de Assis Viana,
• “Ida e volta” de Juarez Machado, etc.

OBS: Durante todo o projeto, as crianças deverão ser levadas a desenvolver a habilidade da leitura e da escrita em todos os momentos, tanto em sala de aula, como fora dela.

























37 comentários:

profe Rê disse...

show de bola as tuas atividades sobre corpo humano além da turminha de jardim vou usá-las com aminha turma de alfabetização. Adooooorei!

Professora Márcia disse...

Amei! O projeto e as atividades variadas e criativas... PARABÉNS! Márcia Freitas

Anônimo disse...

Adorei! Parabéns!!!

Anônimo disse...

Adoreiiiii ! a criatividade , e as tarefinhas com o corpo humano. PARABÉNS.

Anônimo disse...

Amei as sugestões achei muito interesante

Anônimo disse...

lINDO...MARAVILHOSO TRABALHO...OBRIGADA POR PROFESSORA POR UM PROJETO TÃO COMPLETO...PARABÉNS

Anônimo disse...

beijo para as pessoas mais lindas do mundo
beijao para todos que sejam felizes
beijos para as pessoas mais feia do universo

Anônimo disse...

eu adorei mais é muito brega

Anônimo disse...

eu gostei so precisa ser menos infantil

Anônimo disse...

eu yasmin de fatima amo o leonardo domingos da escola quirino simoes da 5a e eu sou do 5 b amo vc leo no fundo do meu coraçao gatao

Anônimo disse...

eu Lorena Correia amo o guilherme da escola ele é o meu principe eu amo ele é do 5 ano C e eu sou do 5 ano B amo vc meu lindaoo ado fundo do meu coraçao gataooooooo fofoooo bjs...

Bruno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns, adorei essas atividades, sou professora de educação Infantil, e as vezes sinto dificuldades de encontrar conteúdos, e esses são simplesmente excelentes. Parabéns.

Anônimo disse...

adorei muita coisa boa para aproveitar em sala de aula

Anônimo disse...

Gostei muito. Com certeza vao me ajudar bastante.

Anônimo disse...

Amei ! você está de parabéns as atividades são ótimas.

Anônimo disse...

Amei, você está de parabéns !

Anônimo disse...

Adorei ! as atividades excelente.

Anônimo disse...

Adorei seu Projeto, continui com esse trabalho maravilhoso beijos ..

Anônimo disse...

OI PRISCILA, gostei muito das suas atividades sou professora e preciso está me atualizando com os conteúdos, com certeza irão me servi bastante .ok... SELMA MELO PAUFERRO.

Unknown disse...

Boa noite,

Conteúdo muito bom para o ensino dos nossos pequenos.
Grato Ednei Cortes

Professora Carla Lins disse...

Gostei muito do seu blog, j TENTEI CRIAR UM PARA MIM MAS EU NÃO CONSIGO DESENVOLVER... PARABÉNS!!!!

Cleusa Rodrigues disse...

Adorei estas atividades. Tenho uma Salinha de Leitura onde ajudo as crianças do meu bairro nas atividades escolares. Amei seu cantinho Tia Pri. Se quiser conhecer a Salinha de Leitura é só entrar no meu blog. Além de conhecer a Salinha vai conhecer minha história de vida e de vitória, pois sou portadora de Miastenia Gravis. Bjs

Unknown disse...

Muito bom o conteúdo, Parabéns, me ajudou em tudo que precisava!!!!

Cris ;) disse...

Ameeeei !!!!!!!!Sou mãe e alfabetizo minha pequena em casa.Ela adorou os trabalhinhos q imprimi da sua pág.Parabéns!!!!!!!!
bjs

Anny disse...

Muito legais essas atividades.

Anny disse...

Muito legais essas atividades.

Unknown disse...

Muito legais essas atividades.!!!!!

Unknown disse...

Muito legais essas atividades.!!!!!

Unknown disse...

As atividades vão ser de muito ajuda, para o plano de aula.

Unknown disse...

As atividades vão ser de muito ajuda, para o plano de aula.

Escola AGC disse...

Atividades interessantes!!!!

Unknown disse...

Boa tarde,

Blog está excelente com variedade e bom conteúdo, parabéns!!!!

Lia disse...

Eu amei, parabéns...

Viviane das Graças Lima Antunes Silvério Bezerra disse...

Parabéns pelas atividades que você criou!
Ajudarão-me bastante nas atividades voluntárias que dou para crianças.

Noelia Omena disse...

Parabéns, pelas atividades que você disponibilizou no seu blog. Ajudarão bastante. Obrigada!

Anônimo disse...

Amei!
Principalmente a de colar palitos

Postar um comentário

GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXEM DE COMENTAR,BJS!