SEJAM BEM VINDOS!!!

Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere
na busca, não aprendo nem ensino".

(Paulo Freire)

Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

sexta-feira, 29 de abril de 2011

modelos de jogos



Inicialmente a criança coloca as letras onde achar melhor. Depois a professora interfere , questionando. Por exemplo: Quando você fala RATO, diz RA, onde está o RA de RATO?
Aí a criança busca o A, às vezes até o RA... 

Retirado do blog, vida de profa:alfabetização.



( não sei indicar a fonte).
No cartão escreve-se o nome da criança.
Nos prendedores escrevem-se as letras deste nome.
A criança deve prendê-los ao cartão alinhando as letras
para formar o nome também com os prendedores.



O cartaz de pregas é muito útil na formação de palavras.
A praticidade em se formar as palavras e desfazê-las é justamente a vantagem deste material.




Confecção:
  • Transformar em dado uma caixa de fundo quadrado .
  • Recobrir com papel craft, ou com o verso de envelopes pardos.
  • Recortar de revistas várias sílabas e colá-las nas faces do dado.
  • Se quiser, recobrir com Contact, ou algo do gênero.

Utilização:
  • As crianças ficam em roda.
  • Cada uma, na sua vez, atira o dado.
  • Lê a sílaba correspondente e fala uma palavra que contenha a sílaba.
Variações:
  • Usar para ditado. A criança que atira o dado dita uma palavra com a sílaba correspondente.
  • No caso do dado com vogais, pode-se pedir que a criança fale uma palavra que não contenha a vogal "sorteada".
  • Se jogarem dois dados, a criança fala uma palavra que contenha as duas sílabas apresentadas.
  • Falar uma palavra cujo final seja essa sílaba apresentada.

Letras coladas em tampinhas de garrafa.






terça-feira, 26 de abril de 2011

ATIVIDADES REALIZADAS NA ESCOLA SOBRE ANIMAIS

ATIVIDADE REALIZADA DIA 26/04/2011, POR MIM, COM MINHA TURMINHA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.TRABALHANDO O PROJETO ANIMAIS.





BREVE MAIS ...
BJSSS, TIA PRI

segunda-feira, 25 de abril de 2011

PROJETO, ATIVIDADES E SUGESTÕES DE LEMBRANÇAS PARA O DIA DAS MÃES

                                   PROJETO DIA DAS MÃES

Objetivos:

- Reconhecer a importância da mãe na família.
- Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...)
- Valorizar a pessoa humana.
- Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
- Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.
- Confeccionar lembranças e cartões para presentear às mães.
- Produzir uma peça teatral que será apresentada para homenagear às mães.
- Fazer um concurso de poesias enfatizando o tema Mãe.
- Produzir textos com o tema "O que eu nunca disse a mamãe."
- Enfeitar os murais com as produções dos alunos.

 Desenvolvimento:


- Diálogo, aula expositiva, interação com os alunos, para conhecer melhor o perfil das mães em questão.
- Pesquisa extra classe.
- Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando às Mães.
- Criação de poesias, mensagens.
- Produção de uma peça teatral.
- Confecção de lembranças.
- Confecção de cartões.
- Produção de textos a partir de temas ligados à Mãe grávida: gravidez saudável ou de risco, mãe aidética, fumante, alcoólatra.
- Criação de depoimentos a partir do tema: O que nunca disse à mamãe..., Meus sentimentos de adolescentes...
- Criação de slogans.
- Apresentação de dança e músicas pelos alunos. 














































ALGUMAS SUGESTÕES RETIRADAS DA NET, EM MINHAS PESQUISAS, QUEM SOUBER A FONTE, DAREI O DEVIDO CRÉDITO, BJSSS BOAS LEMBRANÇAS, CRIATIVIDADE E AMOR!!


TIA PRI