SEJAM BEM VINDOS!!!

Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere
na busca, não aprendo nem ensino".

(Paulo Freire)

sábado, 19 de março de 2011

PROJETO DIDÁTICO "A PÁSCOA"

projeto didático " A Páscoa"


 JUSTIFICATIVA

Este trabalho tem por finalidade levar aos alunos o conceito de “Páscoa”, e suas principais características e a importância da mesma na vida de todos nós. Acredito na importância de se valorizar as diversas manifestações culturais em nosso meio, e que deve ser resgatada através de um fazer, conhecer e reinterpretar através de desenhos, textos e expressões artísticas.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma dinâmica, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo.
Optei pelo tema em destaque, por compreender que a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, relacionado-se de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar sobre a temática acima, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

 OBJETIVO GERAL

Contribuir para que os alunos possam ampliar os conhecimentos acerca do significado da “Páscoa”.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Levar os alunos à:
· Conhecer o significado de “Páscoa”;
· Destacar os símbolos da Páscoa e o conceito de cada um;
· Vivenciar, valorizar e respeitar o verdadeiro sentido da Páscoa em sua vida.

 METODOLOGIA UTILIZADA

Coletar os conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Dar oportunidade aos alunos de observar os diferentes símbolos da Páscoa através de fotos, músicas e vídeos.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes e colagem sobre o tema acima.
Serão realizadas atividades envolvendo a confecção de cartazes com desenhos e mensagens, produção de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.

RECURSOS UTILIZADOS

Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, papel manilha, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.

 DESENVOLVIMENTO ( etapas-prováveis)

Primeiramente, será feito um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos em relação ao tema em destaque.
Posteriormente, serão desenvolvidos vários trabalhos didáticos em sala de aula, envolvendo o tema em destaque.
Os alunos realizarão várias atividades tais como: visualizar os símbolos da Páscoa, pintura, assistir filme sobre o tema, cantar músicas sobre a Páscoa, colagem, etc.

CULMINÂNCIA

Os alunos finalizarão o projeto fazendo uma demonstração de todas as atividades desenvolvidas durante o projeto para as demais salas de aula.

 AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente as atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula .


algumas atividades de páscoa 







































BOAS IDÉIAS, MUITA CRIATIVIDADE E ÓTIMA PÁSCOA!BJS

domingo, 13 de março de 2011

mensagem SER PROFESSORA

... deixando uma mensagem que lhe transmita o verdadeiro sentido de ser professora."
:
SER PROFESSORA...
É ter a oportunidade de vivenciar o crescimento,
em todos os aspectos, da natureza humana.
É poder intervir para o crescimento
do aluno e nosso próprio crescimento.
É desenvolver a capacidade de entender
que o ser humano é sempre capaz,
mas tem seu próprio tempo
e sua própria maneira de aprender.
É descobrir que quanto mais
queremos ensinar, mais aprendemos.
É perseguir o ideal de educação que desejamos,
sabendo nos adaptar á realidade que nos cerca.
É vibrar com o brilho no olhar de cada criança,
que adquiriu mais conhecimento
do mundo e de si mesma.
É superar os desafios:
da política, da burocracia,
dos poucos recursos, do tempo que corre ligeiro,
da sobrecarga física e emocional,
de nossa própria pequenez
diante do universo do saber.
É sentir-se realizado por cumprir uma missão,
que muitos preferiram abandonar.

COLEÇÃO ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA vol.1