TRABALHANDO COM RÓTULOS...
ATIVIDADES QUE PODEM SER DESENVOLVIDAS APÓS A EXPLORAÇÃO DOS RÓTULOS:
* Esclareça que rótulo é um impresso afixado em recipíentes e embalagens de produtos, apresentando informações sobre este produto, e contendo, geralmente, a logomarca da empresa fabricante.
* Solicitar que as crianças juntem rótulos diversos e tragam para a sala de aula.
* Montar um mural com os rótulos, realizando diversas explorações.
* Pedir que escolham um rótulo:
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
- Colar o rótulo em uma folha de sulfite A4.
- Circular a logomarca no rótulo escolhido.
- Destacar a letra inicial da logomarca.
- Pintar as letras do rótulo que estão no seu nome.
- Contar o número de letras contidas na logomarca do rótulo e registrar por meio de desenhos e números.
- Ilustrar para que serve o produto que continha esse rótulo.
- Com ajuda da professora, localizar a data de fabricação do produto, a data de validade, o peso líquido.
- Questionar: Para quem este texto é escrito? Todas as palavras do rótulo são escritas com o mesmo tipo de letra? Por que algumas palavras são escritas com letras maiores?
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.
* As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
10 comentários:
amei
Olá, Pri
adorei este teu blog vc está de parabéns.
Sou fã de carterinha sua .
anônimo: adorei seu trabalho parabéns. Que Deus continue lhe iluminando boa noite
gostei obrigadA
gostei de trabalhar pois enriqueceu muito minhas aulas
Amei,parabéns, te seguirei, me faça uma visitinha.
Gostei muito, parabéns.
Roseanne
Boa tarde Pri. Amei seu blog. Vc tem alguma atividade sobre higiene? Estou trabalhando sobre o tema. Abraços
Att. Cláudia
Gostei muito.....
Muito bom. Ameeeei...
Postar um comentário
GOSTOU? ENTÃO NÃO DEIXEM DE COMENTAR,BJS!